10 motivos para celebrar seu casamento de forma intimista

*Dan Fortes

Que tal realizar um casamento mais intimista? Com convidados escolhidos “a dedo” e custos menores para fazer a festa dos sonhos?

Para no máximo 100 convidados, o mini wedding (pequeno casamento em tradução literal) é um estilo de casamento que vem ganhando bastante força nos últimos tempos. Saiba quais as razões os levam a escolherem por ele:

1. PLANEJAMENTO
Um dos diferenciais do mini wedding é o tempo de preparo desse tipo de evento. Enquanto casamentos com muitos convidados podem levar de 12 a 18 meses de antecedência com os preparativos, nos mini weddings em 100 dias é possível organizar tudo. E isso não significa que a festa terá menos requinte ou sofisticação.

2. A LISTA
Por ser um evento menor, te permite passar mais tempo aproveitando a recepção com seus convidados. Sua lista só vai conter pessoas que são realmente importantes e presentes na vida do casal.

É claro que não será tão fácil fazer essa restrita lista, mas a dica para essa hora é refletir: “Você pagaria um jantar no melhor restaurante da cidade para essa pessoa?” e outra: não fiquem com vergonha por não convidar conhecidos, o casamento é “seus” e vocês dividem ele com quem vocês quiserem! Rs…

3. O LOCAL
A ideia é fazer uma comemoração aconchegante, num lugar familiar, na casa de praia ou sítio da família e criar um ambiente intimista para a celebração. E vocês podem optar por um lugar mais inusitado, que seja a cara do casal! Se o casal tiver uma veia artística– Museu; Restaurantes, por que não cogitar aquele que vocês foram no primeiro encontro, ou o favorito de vocês? No campo ou na praia, casamentosao ar livre contam com o charme e simplicidade da mãe natureza; são alguns exemplos.

Museu, um local inusitado mas com muita personalidade!

Museu, um local inusitado mas com muita personalidade!

4. BENEFÍCIOS PARA O BOLSO
Apesar de não ser um pré-requisito do mini wedding, ele costuma ser uma opção mais em conta do que uma recepção tradicional para muitas pessoas. Mas os valores acabam variando bastante de projeto para projeto. Alguns casais optam por fazer a sua própria decoração; outros, querem um evento mais simples e aconchegante e ainda há aqueles que não abrem mão do glamour e sofisticação.

Alguns gastos permanecem os mesmos, pois independem do número de convidados, mas outros podem diminuir consideravelmente, como, por exemplo, o buffet – que cobra um preço por pessoa. A mesa de doces também pode ser menor e ao invés de 8, pode-se calcular de 4 a 6 unidades por convidado.

5. PODEM INVESTIR MAIS NA LUA DE MEL
Gastar menos é praticamente uma ordem mundial e uma das razões pelas quais o mini weddingvem se tornando um queridinho entre os casais. E sobrando um dinheirinho vocês podem aumentar o tempo da viagem, o orçamento e até darem um upgrade no destino da lua de mel.

6 – DECORAÇÃO, ESTILO E PERSONALIDADE
A decoração deve transmitir a identidade dos noivos, ao contrário da gastronomia que precisa agradar a maioria dos convidados. A dica é apostar em uma decor minimalista, arranjos de flores pequenos e foco em detalhes que façam a diferença (como investir em itens personalizados). Em todo caso, criatividade e capricho são as palavras de ordem.

IMG_0039

Na decoração, o varal de luzes fica lindo e rústico!

Na decoração, o varal de luzes fica lindo e rústico!

Na cerimônia ou recepção, velas dão um toque intimista e aconchegante, além de serem um charme!

7 – PODEM CONTAR A HISTÓRIA DE VOCÊS
A ideia é que o mini wedding seja o mais personalizado possível, então coloquem o máximo de detalhes que contem mais da história de amor de vocês, destacando a personalidade do casal no evento. É a chance de fazer um casamento em que todos os convidados olhem para os mínimos detalhes e digam: “- isso é bem a cara deles, não é?”.

Dê seu toque pessoal, e deixe os detalhes a cara do casal!

Dê seu toque pessoal, e deixe os detalhes a cara do casal!

8 – OS TRAJES
A formalidade do look dos convidados depende muito do estilo do casamento e escolhas do casal, mas geralmente nos mini weedings isso não é levado tão a sério por conta da intimidade existente nessa relação.

O vestido de noiva por exemplo não precisa necessariamente ser confeccionado para esse momento. É possível adaptar peças e modelos, conforme o estilo e gosto pessoal. E noivos podem até usar bermudas. O importante é que se sintam lindos e confortáveis.

9 – O PADRÃO DE QUALIDADE
Como se trata de uma festa pequena, o casal consegue elevar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos, especialmente do buffet. Os noivos podem economizar em tudo, mas não devem abrir mão de um bom serviço de alimentação e bebida para o petit comitê. Afinal, as pessoas ali presentes são as mais importantes para vocês.

10 – MAIS E MELHORES FOTOS
Mais um ponto positivo, por ter menos convidados: seu fotógrafo(a) irá conseguir captar mais momentos intimos entre vocês e seus convidados, assim como as interações da festa. Isso porque é muito mais fácil cobrir os detalhes do evento quando o número de pessoas diminui.

DICA BÔNUS: É mini, mas é casamento!
Mesmo em um mini-wedding, os noivos devem investir em bons profissionais e assim como nas festas de casamento tradicionais, o ideal é contratar um bom assessor de casamento para planejar todos os detalhes e fases da organização, além de controlar os custos do orçamento e indicar fornecedores de extrema confiança para que seu casamento seja impecável!

E aí, quem faria ou está planejando seu um mini wedding? Não deixem de me contar nos comentários!

*Dan Fortes é cerimonialista, relações públicas, empresário e colunista do Vipado
Fotos: Reproduções. Siga o Insta @vipado

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.