5 respostas arrasadoras sobre a importância do “Save the Date” 

Por Dan Fortes*

Casamento marcado de um ano a seis meses de antecedência! Data, horário e local definidos, e então você lembra daquele amigo que mora longe, em outra cidade ou já sabe que o casamento cai próximo a período de férias e/ou feriados – e teme que os seus convidados viajem e não compareçam à cerimônia…

Para que isso não aconteça, você pode avisar com antecedência a data do seu casamento, usando o “Save the Date” para que eles se organizem e não percam o seu grande dia!

E para que você fique por dentro dessa regra de etiqueta, respondemos 5 perguntas para esclarecer:

1. O que é o “Save the Date”? 

“Save the Date” é uma espécie de convite prévio que você manda para os convidados, antes de enviar o convite oficial.

A idéia nasceu nos EUA, e foi incorporada em nossas regras de etiqueta, sendo muito utilizada em nossa cultura. Sua função é de avisar que em certa data haverá um evento e você não quer que o convidado faça nenhum outro plano para aquele dia.

2. Se eu já vou entregar um convite formal, qual a necessidade de enviar um “Save the Date”? 

Além de serem lindos e fofos, irá facilitar a vida dos seus convidados, principalmente para os que estão num raio maior que 100km de distância do local do casamento, informando-os para se programarem com antecedência e providenciar passagens de avião, hotéis e etc.

3. Qual a diferença entre o “Save the Date” e o convite oficial?

O “Save the Date” é simples, objetivo e muito criativo. Pode ser um cartão, um imã de geladeira ou até um vídeo! Enviados via Correios, Internet, ou até WhatsApp… como for mais fácil para quem está convidando. Além disso, o “Save the Date” possui apenas 3 informações básicas:

▪ O nome dos noivos;
▪ O dia do casamento;
▪ A cidade onde acontecerá;

Como o intuito desse convite é apenas informar que a pessoa não agende qualquer outro compromisso para aquela data (e que se programe para isso), não há qualquer necessidade de adicionar mais informações, pois elas estarão contidas futuramente no convite oficial.

O convite oficial, além de especificar local, horário, e dresscode ou não, será enviado mais próximo da data do evento, para que a pessoa que já está programando há mais tempo providencie coisas que só podem ser decididas mais próximas da data, como roupas, presentes, babá para os filhos (caso seja necessário…)

4. Quando enviar o “Save the Date”? 

Em média com 6 meses antes do casamento ou 3 meses antes do envio do convite formal.

Um adendo: os convites oficiais são enviados com três meses de antecedência para outras cidades, e entregue em mãos com 2 meses de antecedência do casamento.

5. Sou obrigado a enviar o “Save the Date”? 

Meus amores, se tem uma coisa na vida que vocês não são é obrigados a fazer algo, ainda mais nesse momento que é todo seus! #nãosouobrigadoanada

Mas, que é de bom tom e gentil da sua parte, É! Pois faz o convidado se sentir especial, sabendo que quem o convidou, conta com suapresença desde o começo, e convidá-lo não foi uma decisão de última hora.

Por fim, para não passar apuros, tenha sempre em mente que um “Save the Date” já é uma maneira de convidar, logo, nunca envie um para alguém que não é prioridade na sua lista de convidados, porque depois não vai dar pra fazer a linha desentendido e fingir que não viu e não sabe o que fez no verão passado…rsrs

E se você recebeu um “Save the Date”, aguarde receber também o convite formal para confirmar sua presença e prestiar o casamento com sua ilustre presença.

Play para conferir criativos e emocionantes vídeos com o “Save the Date”:

SAVE THE DATE {Raphael + Joás} from Movie 7 Produtora on Vimeo.

*Dan Fortes é cerimonialista, relações públicas, empresário e colunista do Vipado
Fotos: Reproduções. Siga o Insta @vipado

Foto: Reprodução

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.