A importância da água para a beleza neste Verão de calor intenso

Por H. Abel Barbosa e Dr. Vitor Vizzaccaro*

As temperaturas já estão altas e os dias, cada vez mais longos: o Verão está à nossa porta! Enquanto muitos planejam emagrecer o máximo possível para exibir o corpo na praia, o mais importante é cuidar da saúde. Para esta estação, o termo mais em voga é a hidratação.

Bem, que esse elemento é fundamental para a saúde, todo mundo sabe, mas o que poucos conhecem é a importância da água para a beleza da pele, dos cabelos e do corpo.

A água, entre diversos outros benefícios já citados, também nos ajuda a hidratar a pele, eliminar as toxinas e preservar as cordas vocais.

Como no transpiramos muito no Verão, essa perda de água deve ser reposta de alguma forma. Um consenso é a recomendação da ingestão de 2 litros de água por dia, compartilhados entre líquidos e alimentos ricos em água, principalmente frutas como melancia, melão e abacaxi. Vale destacar que nosso corpo é composto por cerca de 70% de água.
Ao total de líquidos que ingerimos diariamente, tomando como referência a porção para adultos, 81% procede de líquidos (água e bebidas variadas) e 18% é proveniente dos alimentos.

Uma dica é sempre ter uma garrafinha de água por perto para ir tomando e, para nunca esquecer de tomar água, o ideal é programar o celular para lembrá-lo. Atualmente, no Play Store (Android) ou Apple Store (IOS) existem vários aplicativos que cumprem este papel.

agua2

A água para a beleza da pele 

Beber 2 litros de água por dia favorece uma boa absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e influi diretamente em sua hidratação. Junto com as fibras adquiridas na alimentação, a água estimula o funcionamento do intestino e ajuda a eliminar toxinas do organismo, que acabam não se acumulando e refletindo na pele.
Bem hidratada, a pele tem na água uma aliada que atua junto às fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, ajudando-a a se renovar. Sem contar que a água antes das refeições causa uma sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos e facilita o emagrecimento ou manutenção do peso.

Água x celulite e rugas

Como vimos acima, a água ajuda o organismo a eliminar as impurezas e também facilita a evacuação, além de melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso ajuda a evitar a temida celulite e até mesmo as rugas da pele ficam menos evidentes se ela está bem hidratada.

A água para a beleza dos cabelos

A falta de uma hidratação correta prejudica os cabelos que perdem brilho e vitalidade. O cabelo pode ser considerado “Hodrofíloco”, pois contém várias cavidades entre as cutículas onde as moléculas de água se alojam. Portanto, hidratar-se é fundamental.

A água no processo de emagrecimento 

Tomar bastante água diariamente ajuda até mesmo na perda de peso. Isso porque, todo o processo de emagrecimento gera muitas toxinas, que são liberadas mais facilmente através da água. O bom consumo do líquido facilitará na eliminação das toxinas através da urina, suor, fezes, entre outros.

*H. Abel Barbosa ( fisoterapeuta e dermatologista) e Dr. Vitor Vizzaccaro, farmacêutico responsável e cosmetologo na farmácia Silva Bueno São Caetano.

Fotos: Reproduções

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.