Cão-sendo-penteado

A escovação garante mais do que pelos sedosos: possui efeito relaxante e fortalece o vínculo com o pet.

Por Mais Que Pet 

A escovação deve fazer parte dos cuidados regulares com os cães. Além de deixar a pelagem bonita e brilhante, estimula a circulação e o nascimento de novos pelos e ajuda a manter a higiene dos pets, evitando maus odores e banhos excessivos. Ela também colabora para que a casa fique limpinha e ajuda a evitar alergias, uma vez que menos pelos ficam no ambiente. Por fim, a escovação ajuda a melhorar o comportamento canino e fortalece o vínculo com o dono.

Massagem
Além de ser uma ótima forma de dedicar tempo e atenção ao pet, a escovação regular tem o efeito relaxante de uma boa massagem. Por isso, quando feita da maneira correta, reduz o estresse, acalma e é excelente para cães hiperativos ou que sofrem com a ansiedade da separação, medos e agressividade.

Onde, como, quando
A escovação dos cães é uma tarefa simples, que deve ser prazerosa e que não tem uma frequência “correta”. Do ponto de vista estético, cães com pelo longo, que embaraçam com facilidade, precisam de cuidados frequentes e os que têm pelo curto, não necessitam de escovação regular. Porém, para o bem-estar do pet, e se houver disponibilidade do dono, a prática deve ser diária.

As escovas
As chamadas escovas de pino, que não têm bolinhas de plástico na ponta, são indicadas para cães de pelo longo. As rasqueadeiras, que possuem dentinhos de aço bem fininhos, ajudam a desfazer nós e são ideais para pets com pelagem cheia. Já as escovas de cerdas são ótimas para cachorros com pelos curtos e lisos.

Estrutura dos pelos
Os cães possuem 2 tipos de pelagem: simples ou dupla. Apelagem dupla subdivide-se em 2 tipos de pelo: o principal e o subpelo (ou secundário). O pelo principal é mais duro, grosso e áspero, independente de ser longo ou curto. Já o subpelo é mais fino, denso e macio.

Escovar-Pelos-21

Foto: Reprodução

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.