O Sesc Avenida Paulista receberá no próximo dia 15, às 20h, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch para contar sobre sua relação com os filhos Ben e Fernando e os desafios da paternidade. A atividade faz parte do “Papo de Pai”, encontro mensal com relatos de experiências sobre paternidade, dificuldades e alegrias. Os convidados contam um pouco sobre suas experiências e abrem para perguntas e depoimentos do público.

HERCHCOVITCH, PAI

O estilista Alexandre Herchcovitch e o empresário Fábio Souza oficializaram sua relação com um casamento civil em 2013, e a partir da data começaram os trâmites burocráticos para a adoção de uma criança. Em 2014, Herchcovitch e Souza adotaram Ben, o primeiro filho do casal – hoje com 4 anos -, e logo em seguida receberam a resposta positiva sobre o segundo membro a entrar na família, Fernando – atualmente com 5 anos -.

No Brasil a adoção de crianças por casais homossexuais sempre suscitou um grande debate legal e ideológico. Em 2011, a união estável homoafetiva foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que facilitou o processo de adoção por estes casais. Os parâmetros de adoção vigentes hoje no Brasil são:

– Ter, no mínimo, 18 anos, independentemente do estado civil (os solteiros também podem adotar);

– Ter uma diferença mínima de 16 anos em relação à criança;

– Não ser irmão nem ascendente da criança que será adotada;

– Em caso de adoção conjunta por duas pessoas, estas devem ser casadas ou viverem em união estável;

– Apresentar condições sociais e psicológicas de ser pai ou mãe;

HERCHCOVITCH, PROFISSIONAL

O paulista Alexandre Herchcovitch, nasceu em 1971 e desde muito jovem teve contato com a costura a partir do oficio da mãe, dona de uma pequena confecção de lingerie. Após concluir a faculdade de moda e ter destaque no ambiente underground, o estilista criou a marca homônima, abrindo inclusive uma loja no Japão. Após levar suas coleções para as passarelas internacionais, como Paris e Nova Iorque, Herchcovitch vende em 2008 a marca que leva seu nome, permanecendo até 2016 como diretor criativo, quando então assume ao lado do marido, o empresário Fábio Souza, os negócios da À La Garçonne, antes um antiquário e brechó de Souza.

PAPO DE PAI

O projeto “Papo de Pai” faz parte do programa “Espaço de Brincar” que trata, em suas ações, de assuntos relativos à Primeira Infância (0 a 6 anos) e suas referências adultas em três perspectivas: Para, Com e Sobre a Criança. Dentro da perspectiva “sobre a Criança”, o conjunto de ações em rede, denominado “Cuidar de Quem Cuida”, tem como tema central a “Paternidade”. A ação pretende suscitar debates relativos à criança e aos seus cuidadores como foco de acolhimento às questões pertinentes a esse universo e diálogo, na intenção de causar impacto no tecido social. A ideia é um bate papo por mês com um convidado que apresenta relatos de experiências sobre paternidade, dificuldades e alegrias.

SERVIÇO:

PAPO DE PAI

Com Alexandre Herchcovitch

Dias: 15 de agosto

Horário: 20h (quarta)

Local: Espaço Crianças – 3º andar (60 lugares)

Ingressos: Grátis – retirada de ingresso com trinta minutos de antecedência

Duração: 90 minutos

Classificação etária: Livre

Foto: Reprodução