Com a chegada do Inverno e das baixas temperaturas, muitas vezes os tutores precisam redobrar a atenção com seus bichinhos de estimação. Mesmo estando coberto por pelos, eles não estão naturalmente protegidos e todo cuidado é bem-vindo.

Com dias quentes e secos e madrugadas frias, a variação da temperatura durante esta época do ano faz com que seja necessário estar atento à saúde e aos cuidados de higiene dos animais de estimação para que doenças como a gripe canina não surjam ao longo da estação.

Para manter gatos e cachorros sempre confortáveis e saudáveis, a Petbrilho – marca que conta com produtos de higiene e educadores para cães e gatos – separou 5 dicas para auxiliar nos cuidados diários dos bichinhos durante a estação mais fria do ano:

Passeios e caminhadas

Ao passear com os cães em dias de baixas temperaturas, opte por horários mais quentes, principalmente pela manhã ou perto do meio-dia. Para saber se eles estão com frio, note se a patinha está mais gelada do que normalmente. Durante a noite, a sensação pode ser pior para os bichinhos.

Doenças de Inverno

Assim como os humanos, durante as baixas temperaturas, é mais comum os animais terem gripes e infecções, por isso é essencial manter o calendário de vacinação em dia. A imunidade alta é uma das principais formas de evitar doenças e infecções.

Alimentação

Assim como os demais membros da família, os pets também comem mais no Inverno – o ideal é ficar de olho na alimentação de cães e gatos. Uma das alternativas, uma vez que os passeios e caminhadas diminuem e o animal fica menos ativo, é reduzir a oferta de petiscos nesta época do ano, mas não se esqueça: na dúvida, converse com um veterinário para entender como readequar a alimentação do bichinho durante o frio.

Banho seco

A rotina de banho e tosa também sofre mudança e os tutores costumam ficar confusos ao pensar em como manter gatos e cachorros limpos sem usar água. Uma boa alternativa para isso é oBanho Seco Petbrilho, desenvolvido especialmente para uso em dias frios, viagens ou banhos rápidos. O higienizador em spray lava sem necessidade de água e é ideal para manter os bichinhos limpos e cheirosos nesta época do ano.

Cobertores e mantas

Mesmo que o Brasil não tenha um Inverno rigoroso, com baixíssimas temperaturas, as noites podem ser bastante geladas, fazendo com que o pet sinta falta de um cobertor a mais ou de uma cama. Observe como estão as mantas do seu pet para evitar que a umidade cause mofo ou proliferação de fungos. A recomendação é colocar mantas, cobertores e almofadas no Sol para garantir a limpeza dos mesmos.

Foto: Reprodução