A cidade de Lisboa, em Portugal, recebe pela primeira vez entre os dias 17 e 19 deste mês o “Weekend Birthday”, festival assinado e promovido por três selos internacionais: Gibus Club, de Paris, FlyWish Party, de Genebra e Boteco do Massay, de Lisboa.

O agito que será realizado no Krystal Grand Club Lisbon – casa noturna intimista da capital de Portugal que desde sua inauguração em 2016 vem sendo palco de grandes eventos da cidade – também irá apresentar dois conhecidos grupos de festas estrangeiras: a JC Events International, de New York, e a Profile, de Dublin.

A estreia do festival, marcada para 17 de maio, acontece no Dia Internacional contra a Homofobia, que há 29 anos, celebrou a exclusão da homossexualidade da Classificação de Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde. A data foi uma importante vitória para o movimento LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e comemorada por pessoas e ONGs de vários países. O aniversário de 6 anos de fundação do Boteco do Massay, e os 33 anos do produtor Massay Guerreiro, também fazem parte das comemorações do Weekend Birthday.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Weekend Birthday acontece entre os dias 17 e 19 de maio.

A Profile, diretamente de Dublin, assina a primeira noite do evento no dia 17, trazendo o DJ residente Hugo Jarocki, que junto ao DJ Bruno Deleon, residente do selo MSX, darão inicio ao “Start Weekend”. E como gesto de solidariedade a causa, Massay acaba de lançar um desafio e convida todos seus amigos a se montarem de drag, para juntos celebrarem a diversidade que será o principal pilar do festival. Sua decisão com o desafio foi devido ao preconceito vivenciado pelas mesmas no próprio meio em que convive.

Já no dia 18, a FlyWish Party, chega com a imponente noite ‘Kingdom’, que depois de conquistar vários países na Europa, aterrisa em Portugal com um lineup apresentando DJs de quatro países em um só espaço. Ygor Mikelato, do Brasil, o espanhol Mod, o francês Aurel Devil e o produtor português, House Of Labs, que promete uma apresentação surpreendente e jamais vista, foram escalados para essa noite que será inesquecível.

Encerrando as atividades, a MSX apresenta no dia 19 seu delicioso tema ‘Cake’, mas também sendo um warm up para os festivos do grupo JC Events International como pré-party das suas duas festas na World Pride NYC 2019, a Frysky e Yummy Party. Com o show da Papa’s Princess, Nikki Valentine e o DJ e produtor Leahn, que apresentam juntos pela primeira vez o single ‘ No Puedo Parar de Bailar’,  tema do festival. Para completar o lineup, os DJs brasileiros Randal Aragão, Alex Magnus e Zecka Pinheiro, prometem não deixar ninguém parado no comando das pickups.

Um dos atrativos do festival é a área VIP do Weekend Birthday assinada pela Gibus Club de Paris – tradicional e conhecido clube gay parisiense – que em parceria com o evento, promete surpreender os cliente e apresentar um local com conforto, bares e atendimento personalizados, banheiros exclusivos, além de espaços reservados para unir os seus amigos e fazer a festa.

Sobre estar em uma nova fase vivendo em Portugal, Massay afirma que um dos seus principais objetivos neste momento é alcançar um nível profissional mais elevado: “Acredito que essa expertise de produzir festivais é o que eu precisava para esta fase. Em Portugal, não há grandes históricos de eventos assim, tão pouco com esse potencial de reunir grandes selos em um único final de semana”.

Os ingressos para o festival já estão disponíveis aqui, com valores que dá acesso às três festas entre 15 e 30€, conforme a disponibilidade do lote em que se encontra. Os bilhetes individuais custam entre 8 e 15€ a depender da festa e do lote.

Fotos: Reprodução