O Ministério da Saúde passou a distribuir autotestes de HIV gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um projeto piloto que prtende se expandir para todo o Brasil ao longo de 2019. Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo foram as cidades escolhidas para o início da distribuição.

O autoteste atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde é o Action!, que possui uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida. Caso seja observada alguma intenção de venda, orienta-se denunciar na Ouvidoria (ligação para o 156 ou registrar neste formulário).

A novidade utiliza um pequeno quantitativo de sangue total obtido por punção digital. O resultado do teste é obtido entre 10 e 20 minutos. Detalhes em relação ao procedimento de testagem estão disponíveis na bula contida na caixa do produto (disponível também no site do fabricante) e no vídeo instrutivo disponível abaixo. É importante seguir rigorosamente todas as orientações descritas na bula do pr

O fabricante possui um número de telefone gratuito (0800-887-1589) disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136). Para saber aonde encontrar o autoteste, clique aqui.

Foto: Reprodução