Mateus Solano vira Cinderela na vídeo-instalação de Diana Blok

A obra “Monólogos de Gênero” da artista visual holandesa Diana Blok chega ao CCBB Brasília na próxima quinta-feira (01.12) e propõe uma reflexão sobre a identidade de gênero com vídeo-instalações que contam com atores renomados em papéis que desafiam o senso comum ou heteronormativo. O ator global Mateus Solano é um dos destaques da obra e aparece interpretando uma Cinderela do Século 21, que apesar de vestir o look clássico do personagem, não parece muito satisfeita e reclama do sapato apertado.

Mateus Solano é uma Cinderela do Século 21 na vídeo-instalação

Mateus Solano é uma Cinderela do Século 21 na vídeo-instalação

Ao todo, seis atores, entre eles dois holandeses, interpretam personagens do sexo oposto, com textos de William Shakespeare, Tom Lanoye, Anton Chekhov, Antonin Artaud, Martin Luther King Jr., Maria Cecília Nachtergaele, Tennessee Williams e Marilyn Monroe. Outro ator bem conhecido do grande público e que faz parte do projeto é Matheus Nachtergaele, com ele estão Grace Passô, Dani Barros, Abke Haring e Cas Enklaar.

Matheus Nachtergaele aparece com look feminino e unhas pintadas

Matheus Nachtergaele aparece com look feminino e unhas pintadas

Composta por seis telas de 2m de altura por 1,5m de largura a obra é uma coprodução Brasil-Holanda criada em parceria com o pesquisador de mídias digitais Pawel Pokutycki e conta com dramaturgia assinada pelo pesquisador e professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, Glauber Coradesqui. A entrada é gratuita e fica em cartaz na Galeria 4 até o dia 02 de janeiro de 2017.

“Queremos questionar os limites dos formatos e dos suportes para questionar, em primeiro plano, os limites impostos pelo levante conservador que vivemos atualmente e pelas posturas cada vez mais discriminatórias da sociedade diante de indivíduos que transitam por identidades de gênero fora do padrão heteronormativo”, revela a artista Diana Blok.

Serviço:
Monólogos de Gênero
Data: 01 de dezembro de 2016 a 02 de janeiro de 2017 (exceto terças-feiras)
Horário: 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Galeria 4
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22.
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

Fotos: Reproduções
Via Estilozzo

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.