Spazio Masculino traz dicas de ouro para você manter a pele bonita no Outono e Inverno  

Por H. Abel Barbosa*

Este ano, o frio não vai esperar o Inverno chegar e temos que nos precaver com a queda da temperatura e da umidade relativa do ar, já que o clima frio e seco prejudica bastante a nossa pele.
Tudo isso pode deixá-la ressecada e até exposta a certas patologias causadas por esse ressecamento. Portanto, reunimos as melhores dicas para você cuidar da cútis, do corpo e do cabelo, já que o Outono antecipa a estação mais fria do ano, época que muda os hábitos das pessoas. Para que a pele não sofra com essas intempéries, é importante caprichar na hidratação.

Então, queridos vipados de plantão, fiquem atentos nestas dicas fáceis e infalíveis:

Mantenha o ritmo dos exercícios físicos do Verão
Um dos mais importantes cuidados com a pele no Outono/ Inverno é manter os exercícios físicos, que neutralizam as ações dos radicais livres, responsáveis por alterações na pele. Por utilizarmos mais oxigênio durante a realização da atividade, isso favorece a nutrição da pele.

Hidrate-se

dicas-beber-agua
Já falamos aqui sobre a importância de beber água e nessa estação vamos voltar a falar sobre o assunto.
As pessoas tendem a beber menos água durante o Outono e Inverno, mas é muito importante nos mantermos hidratados para que tenhamos uma pele bonita. Por isso, leve uma garrafa de água com você quando sair. Chás de ervas também são um ótimo remédio para hidratar a pele de dentro para fora.
Esse cuidado vai evitar a desidratação da pele: manter a velha e boa regra dos dois litros diários é essencial.

Evite banhos quentes

banho

Já dado o recado sobre a hidratação, vamos falar agora sobre o banho, acelere nesta hora!
O inverno é a época do ano em que sua pele e seus cabelos precisam de atenção máxima. Isso porque o banho quente é aliado contra o frio, mas acaba danificando tanto a pele quanto os cabelos.
Banho mais quente e demorado afeta o manto hidrolipídico, uma proteção natural da pele, e causa ressecamento.
Procure tomar banho em horários que permitam a você diminuir a temperatura da água.
Outra dica de cuidados com a pele no inverno é usar sabonetes hidratantes para evitar que a pele fique seca.
Em vez de usar sabonetes comuns, que têm uma ação mais detergente, é melhor usar os que têm o que a gente chama de tensoativo. Eles removem a sujeira, mas não geram perda da gordura transepidérmica.
No supermercado, esses sabonetes são descritos como “para peles suaves”. Dê uma lida nas embalagens antes de comprar. Sabonetes líquidos, com um PH mais neutro e próximo da pele, é outra boa dica neste quesito.

Dica de ouro:
Use hidratantes logo depois do banho.
Se o banho quente for inegociável, no máximo, dá para reduzí-lo. Então use-o à seu favor. Conforme a água quente e o vapor abrem os polos da pele, é ideal passar um hidratante logo depois da chuveirada. Há hidratantes mais suaves, feitos para homens, que não são tão oleosos e não deixam aquela impressão pegajosa.

Escolha um bom hidratante corporal e outro para o rosto, principalmente se a sua pele for oleosa. Mas não se esqueça de hidratar outras partes do corpo que, muitas vezes, são esquecidas e que mais ficam expostas ao frio, como as mãos, pés e lábios. Existem produtos específicos para cada área e é necessário reaplicá-los durante o dia.

Dica de ouro II:
No corpo, espalhe um creme com ureia, vaselina, silicone, ácido hialurônico, óleos vegetais ou lactato de amônio na formulação. Aumente a eficácia do tratamento aplicando o produto até três minutos após sair do chuveiro – assim a umidade promovida pelo banho não se perde no ambiente.

Boca sempre bonita

boca
Durante o inverno, os nossos lábios são os que mais sofrem com rachaduras, são partes do corpo que são mais sensíveis ao frio, aquele vento gelado pode queimá-lo
É comum sentirmos a pele dos lábios mais seca e com isso, tentamos umedecê-los. Mas, a combinação da saliva mais ar seco acaba deixando-os mais ressecados, isso porque a nossa saliva contém ácidos que causam mais irritação.
Os protetores labiais e a velha aliada, a manteiga de cacau fazem sua parte. Abusem!

Passe protetor solar diariamente

pele-oleosa-creme-627x250

Sim, protetor solar. Não é porque o Sol não arde na pele como no Verão que ele não está lá.
O protetor solar deve ser usado durante o ano todo , no Outono e Inverno com menor intensidade.

Dica de ouro: 
O rosto precisa ser mimado ainda mais quando faz frio. Quem tem pele oleosa deve utilizar um protetor solar com ativos que controlem a produção de sebo, Já as normais e secas aceitam produtos mais espessos. Procure hidratantes com ácido hialurônico ou ferúlico, AHA e vitamina c, além de filtro solar.
Se você tem dúvida, sua dermatologista saberá indicar o protetor solar melhor para o seu rosto.

Em breve a gente irá um pouco mais a fundo sobre esse assunto, trazendo dicas dos melhores produtos.

17474303_1262442343804787_992287461_o

*H. Abel Barbosa é fisoterapeuta, dermatologista e empresário e colaborador de conteúdo do Vipado

Serviço: 
Spazio Masculino
Endereço: R. Conceição Veloso, 92 A – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04110-120
Telefone: (11) 5083-7061

Fotos: Reproduções

Deixe uma Respostas

Seu endereço de email não será publicado.